Com portfólio de inovações, Icatu confirma presença no CQCS Insurtech & Innovation

Mais uma grande empresa, que investe forte na inovação, confirmou presença no CQCS Insurtech & Innovation,  que acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. “Eventos como esse são importantes para fomentar as discussões sobre inovação e trazem muitos aprendizados e compartilhamento de ideias, seja de forma prática ou com insights para o negócio, algo que valorizamos muito na Icatu”, afirma o diretor de Transformação Digital da companhia, José Loureiro, acrescentando que, como a tecnologia e inovação são estratégicas para o negócio da Icatu, é fundamental “acompanhar as principais discussões que tenham aderência à área e estar em contato com os principais nomes do mercado”.

Ele diz ainda que o evento é “uma ótima oportunidade” para a troca de experiências e acompanhamento das tendências do mercado segurador. Nesse contexto, lembra que a Icatu tem investido fortemente em tecnologia e inovação. “Não é à toa que trabalhamos lado a lado com os players dessa nova economia, e temos reforçado constantemente as nossas parcerias, em prol do desenvolvimento e crescimento do nosso setor. Acreditamos que temos muito a ensinar, aprender, pensar e colaborar”, frisa o executivo.

De acordo com ele, a tecnologia é uma ferramenta facilitadora e apoiadora na disseminação da cultura do seguro e da educação financeira para os brasileiros.

O novo cenário permite às pessoas ter acesso à informação de qualidade e de forma gratuita sobre educação financeira e finanças pessoais através das redes sociais, aplicativos, sites especializados, o que ajuda na formação da população.

Além disso, a Icatu se antecipa às exigências de um mercado que está, cada vez mais, sendo impactado pela transformação digital. Por meio de uma metodologia ágil, suas equipes multidisciplinares trabalham em diversas frentes ligadas à inovação em negócios e tecnologia.

Olhando para o viés de produtos e soluções, é também essa tecnologia que permite à companhia desenvolver produtos de planejamento e proteção financeira flexíveis e que contam com uma contratação cada vez mais simples, rápida e desburocratizada.

Loureiro observa também que, para a Icatu, o ecossistema de parceiros é um pilar estrutural do modelo de negócio. Ele lembra que a seguradora já completou 30 anos e, ao longo desse tempo, conseguiu consolidar uma posição bastante privilegiada em “pioneirismo, protagonismo e relevância no mercado”.

O executivo enfatiza ainda o fato de a companhia ter, hoje, 14 mil Corretores de Seguros parceiros. A intenção é ampliar cada vez mais essa rede. “Isso é extremamente importante e estratégico para o negócio. O corretor é um grande aliado para nos ajudar a democratizar cada vez mais a cultura do seguro”, ressalta Loureiro.

Além disso, a Icatu tem parcerias que englobam a maior parte do sistema financeiro do país.

No digital, a sua presença também cresceu através de participação em relevantes plataformas do Brasil, com parceiros que compartilham os princípios norteadores, valores, política e ética corporativa e do objetivo em última instância da companhia, que é o de “democratizar o acesso do brasileiro ao seguro”.

Loureiro destaca ainda que os investimentos realizados nos últimos anos em tecnologia e infraestrutura, aliados às adaptações nas políticas comerciais, tornaram a Icatu ainda mais ágil e flexível o suficiente para permitir a entrada desses parceiros de valor. “Esses novos players nos auxiliam por meio de ferramentas que podem ajudar tanto na construção de um novo produto como em soluções para auxiliar os corretores na comercialização do seguro”, pontua.

O diretor revela que, nos últimos cinco anos, os investimentos em tecnologia ultrapassaram a marca de R$ 600 milhões. Desse total, R$ 190 milhões foram anunciados para 2021.

Atualmente, todo o ecossistema da companhia está ligado à tecnologia e à inovação, o que possibilitou à companhia ser “uma das maiores seguradoras do Brasil, líder no segmento e a maior entre as seguradoras independentes, considerando o consolidado das nossas linhas de negócio Vida, Previdência, Capitalização e Investimentos”.

Segundo Loureiro, esse olhar para o futuro possibilitou também à Icatu ter o mais robusto e diversificado marketplace de previdência do país, com mais de 360 fundos e mais de 100 gestores renomados à escolha do cliente.

NOVIDADES

Ele lista como novidades recentes a parceria com a insurtech chilena Betterfly, para iniciar sua expansão na América Latina, a começar pelo mercado brasileiro, para oferecer um produto inédito no país, que contempla um seguro de vida dinâmico. “À medida que os usuários da plataforma realizam práticas saudáveis, como exercícios físicos, meditação, yoga e cursos livres, o valor da proteção aumenta automaticamente e também se transforma em doações sociais”, explica.

Além disso, para compor o ecossistema de transformação digital da companhia, foi criado um modelo de gestão de duas diretorias relacionadas a Tecnologia e Inovação: Diretoria de Tecnologia, que é responsável pela gestão das iniciativas estruturantes de sistemas, produtos, infraestrutura, segurança da informação, arquitetura e sistemas corporativos; e Diretora de Transformação Digital, que é responsável pelas iniciativas de metodologia, BI/analytics, ferramentas digitais, gestão de projetos, qualidade, testes e implantação de novos negócios.

Ambas as áreas têm como objetivo manter as estruturas ágeis e flexíveis, a fim de continuarmos competitivos, crescendo e aprimorando nossos processos. “A velocidade de mudança no mercado brasileiro é um dos principais fatores de impacto nas organizações, por isso, a Icatu vem acelerando, ainda mais, a transformação digital da companhia”, acentua Loureiro.

A Icatu também realiza constantes melhorias para a “Casa do Corretor”, que é um ambiente virtual destinado exclusivamente para estes profissionais. É uma plataforma importante para o corretor fazer a gestão de seus negócios e acompanhar as informações sobre suas vendas. Para isso, uma equipe multidisciplinar de 50 funcionários – com conhecimentos em Experiência Digital, Experiência do Usuário, Design, Usabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Qualidade, entre outros – trabalha integrada por meio de metodologia ágil para garantir a evolução contínua da ferramenta e proporcionar uma jornada para o corretor cada vez mais completa, dinâmica, rápida e eficaz.

Para mais informações sobre o evento acesse: https://cqcsinsurtech.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

back to top
Iniciar conversa
Olá. Como podemos ajudar você?